Saúde reforça ações contra a dengue
Em abril, a Divisão de Saúde reforçou ações de acompanhamento de casos suspeitos e confirmados da doença:
A gestora municipal de Saúde, Maria Denise da Silva Toso, ressalta que o município foi classificado como epidemia de dengue desde a semana epidemiológica 16 (padronização utilizada para tratar de assuntos referentes à saúde epidemiológica) pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVR) do Departamento Regional de Saúde (DRS-11), passando a adotar o Critério Clínico Epidemiológico (avaliação de caso de acordo com dados clínicos e epidemiológicos para classificar um caso como dengue sem solicitação de sorologia ou NS1).
Serviço
A equipe da Saúde orienta a população a procurar imediatamente a UBS ao apresentar os primeiros sinais e sintomas de dengue – febre, mal-estar e dores no corpo.
Ao identificar sinais de alerta como fraqueza extrema, sangramentos, dor abdominal de forte intensidade, deve-se procurar a UBS imediatamente, ou Hospital Regional (HR), quando a Unidade Básica de Saúde não estiver aberta.
A UBS funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. No local, há também o serviço de ambulância 24h para transporte de pacientes.
A vacina contra a dengue para a faixa etária de 10 aos 14 anos está disponível na UBS.
*Com informações da Divisão de Saúde e Saneamento
Foto: UBS