Dia Mundial da Atividade Física é marcado por ações de conscientização
Fotos: Divisão de Esportes, Lazer e Turismo/Divisão de Educação e Cultura
Os alunos da Emei Benedicta de O. Silva participaram de ações em alusão ao Dia Mundial da Atividade Física e ao Dia Nacional da Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, celebrado em 6 de abril. De acordo com o Ministério da Saúde, a data tem como objetivo “lembrar a importância de promover uma rotina de vida que permita a inclusão de hábitos saudáveis”. Alongamentos, atividades recreativas e bate-papo sobre a importância da prática de atividades físicas para a saúde e qualidade de vida fizeram parte da programação oferecido aos pequenos. A iniciativa é fruto da parceria entre a Divisão de Saúde e Saneamento e a Divisão de Educação e Cultura.
Já os integrantes do grupo Ativa Idade (parceria entre a Divisão de Saúde e Saneamento e a Divisão de Esportes, Lazer e Turismo) receberam a equipe da Saúde para orientações, aferição da pressão arterial e teste de glicemia capilar, e aproveitaram para degustar um café saudável. O grupo existe há nove anos e oferece um programa de exercícios físicos orientados por profissionais da Divisão de Esportes, Lazer e Turismo a toda a população.
Como praticar atividade física
Atividade física é qualquer movimento corporal que gaste energia. Ela pode ser praticada de várias maneiras, como ir a pé ou de bicicleta para a escola, praticar atividades durante o trabalho, trabalhos domésticos, esportes e exercícios sistematizados.
É importante saber que a prática de atividades físicas reduz o risco de doenças cardíacas, pressão arterial alta, diabetes, câncer de mama e do cólon (intestino), infarto, ganho de peso, quedas, depressão, e dá uma sensação de bem-estar.
As pessoas que praticam algum tipo de atividade física por 30 minutos, várias vezes por semana, vivem mais do que aquelas que não fazem nenhuma atividade física.
Existem várias formas diferentes de ser ativo fisicamente:
O importante é se movimentar!
Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde
Veja as imagens: